História das Técnicas de Acupuntura utilizadas

estilos de acupuntura

Neste texto, saiba sobre a história e técnicas da Acupuntura com a conhecemos.

História e técnicas da Acupuntura

Atualmente, a forma mais conhecida da medicina chinesa foi desenvolvida pelo governo chinês a partir de 1949. Sendo mais próxima da medicina ocidental, ela se espalhou por todo o mundo e hoje é tida como sendo a medicina da China.

A medicina chinesa, como conhecemos hoje, tem uma história de aproximadamente 2.400 anos. Durante esse tempo ela se desenvolveu, se reinventou, se atualizou, mas sempre se baseando nos livros clássicos.

Além das formas mais conhecidas da medicina, sempre houve famílias que praticaram durante gerações e mantiveram seus segredos bem guardados. Uma dessas famílias era a qual o Mestre Tung pertenceu.

A história da acupuntura Tung

A história da sua família, segundo ele, tinha mais de 2000 mil anos e remontava à época do primeiro imperador da China. Quando Qin Shi Huang, o primeiro imperador, conseguiu reunificar a China, ele decidiu exilar em ShanTung os eruditos que não estavam de acordo com suas ideias. Um desses eruditos era um dos ancestrais do Mestre Tung.

Algumas pessoas duvidam que a família seja tão antiga, mas, muitas características da técnica remontam a forma de acupuntura praticada na época ou até mesmo anteriormente.

Na acupuntura Tung os canais são totalmente diferentes da acupuntura, o que era bastante comum antes do conhecimento de acupuntura ser sistematizado no clássico Huang Di Nei Jin (O clássico interno do Imperador Amarelo). Também não há uso de pontos no canal do Coração, que era uma prática comum antigamente, já que o coração representa o imperador e este nunca deve ser tocado.

Outras características que remetem a sua antiguidade são as enormes influenciais do I Ching, como por exemplo o constante uso de holografia e do conhecimento dos Ba Guas para diagnóstico. Alguns pontos também possuem localizações que eram utilizadas na antiguidade.

O próprio Mestre Tung dizia que sua família tinha livros que comprovavam o quanto sua técnica era antiga, mas infelizmente foram todos queimados durante a guerra civil chinesa. Apesar de ter perdido os livros, Mestre Tung havia estudado com seu pai e memorizado todo o sistema.

O nome completo do Mestre Tung era Tung Ching Chang e ele nasceu na cidade de Ping Du, na província de ShanTung em 1916. Começou a carreira de acupunturista aos 18 anos e após a guerra civil chinesa refugiou-se em Taiwan.

Foi em Taiwan que ele ficou famoso por atender dezenas de pessoas por dia e obter resultados milagrosos. Era famoso por utilizar poucas agulhas, algumas vezes apenas quatro. Todo esse sucesso começou a atrair alunos, mas Mestre Tung se recusava a ensinar, pois a tradição chinesa dizia que ele deveria passar a técnica para seu filho ou marido da filha.

Foi apenas após a intervenção de um antigo amigo que Mestre Tung concordou em aceitar alunos. Até o final de sua vida ele teve 73 alunos oficiais e recebeu diversas pessoas para observá-lo em sua clínica.

Todos os dias, antes de começar a atender, Mestre Tung praticava exercícios terapêuticos, chamados de QiGong, com seus alunos. Ele também era muito reservado e raramente sorria. Como ele se casou apenas no final da vida, ele nunca teve a oportunidade de ensinar a técnica da família para o seu filho e o seu legado permanece com os seus 73 alunos.

Peculiaridades entre a acupuntura Tung e a clássica

A acupuntura Tung tem algumas peculiaridades em relação a acupuntura clássica. São cerca de 700 pontos e muitos deles em localizações fora dos canais tradicionais. Os pontos das costas e tórax não são punturados, são utilizados apenas para sangria. Mestre Tung utilizava a sangria em cerca de 40% dos seus pacientes. A maioria dos pontos são da sua família, mas, com a prática ele foi descobrindo novos pontos. Outros pontos foram descobertos por seus alunos.

Com um estilo bem tradicional, Mestre Tung sempre respondia as perguntas dos alunos com “Observe e pense”. Uma vez por mês ele permitia que cada aluno fizesse uma pergunta. Esse estilo de ensinar, apesar de estranho para um ocidental, tem o seu valor na antiga cultura Chinesa. Apenas os melhores são capazes de decifrar o sistema e faz com que sejam capazes de se tornarem mestres.

Esse estilo fez com que a acupuntura da sua família se desenvolvesse ainda mais e hoje existem diversas formas de pensar a técnica, o que beneficiou em muito as gerações futuras.

Alguns dos alunos vieram para o ocidente, como Dr Palden Carson, Wei Chieh Young e Chuan-Min Wang. Cada um desses alunos apresenta uma visão diferente da acupuntura Tung, que reflete o tempo e a época que estudaram com o Mestre Tung.

A maioria dos alunos permaneceu em Taiwan, sendo o Dr. Hu o mais famoso de todos os alunos. Assim, a linhagem Tung possui diferentes explicações e até derivações.

A História da Acupuntura do I Ching ou Balance Method

Uma das derivações da acupuntura Tung vem do Dr. Chen Chao, que observou o mestre Tung e depois desenvolveu uma escola própria, chamada acupuntura do I Ching. Essa técnica é fortemente baseada no I Ching tanto para explicar a teoria quanto a escolha de pontos, também é conhecida por sem extremamente eficaz e rápida.

As explicações do Dr. Chen Chao ajudam a compreender que a acupuntura do Mestre Tung realmente tem uma forte influencia do I Ching.

O Dr Chen não teve muito sucesso como professor, mas um de seus alunos, que era um brilhante palestrante, espalhou a acupuntura do I Ching pelo mundo. Conhecido no ocidente como Dr. Richard Tan, o Dr. Tan, ele lecionou incansavelmente por mais de 30 anos. Ele deu um novo nome para a técnica: Balance Method ou Acupuntura do Método de Equilíbrio.

O Dr. Tan sempre começava a sua aula com uma frase do Clássico interno do Imperador Amarelo: 立竿见影 Lìgānjiànyǐng: quando se coloca um poste no chão a sua sombra aparece na hora. Isso significa que quando inserimos uma agulha de acupuntura a resposta tem que ser imediata.

Ambas as técnicas podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente, com alguns acupunturistas preferindo misturar completamente as duas e outros utilizar cada uma em um momento.

A história do Body Mapping ou Mapeamento do corpo

Outra variação da acupuntura do Mestre Tung foi criada por Cole Magbanua, chamada de Body Mapping ou Mapeamento do corpo. Essa técnica mistura a seleção de canais da acupuntura do I Ching com conceitos e alguns pontos da Acupuntura Tung. Sendo extremamente eficiente para o tratamento de dores musculares.

Esse estilo de acupuntura pode ser considerado uma forma de acupuntura ortopédica, pois tem um profundo conhecimento do funcionamento músculo esquelético e é capaz de tratar os músculos individualmente. É uma técnica com resultados surpreendentes para problemas musculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *