19 Curiosidades sobre Acupuntura

Informações e curiosidades sobre a medicina chiensa

Neste texto, conheça diversas curiosidades sobre a acupuntura. Ao todo são 19 curiosidades que aumentarão o seu conhecimento nessa tão tradicional forma de medicina Chinesa.

1. A medicina na China é bastante antiga, e a acupuntura como conhecemos surgiu por volta de 200 A.C.

2. Existem vários ramos de prática medicina chinesa: acupuntura, fitoterapia, exercícios, dietoterapia e moxabustão. Também existem práticas como o gua sha e a ventosa.

3. Os árabes traduziram alguns textos da medicina chinesa e criaram uma medicina própria. A ventosa é particularmente famosa no mundo árabe.

4. A China teve 17 dinastias desde que o livro Imperador Amarelo foi escrito. Cada dinastia deu alguma contribuição à medicina, seja compilando clássicos antigos, editando ou descobrindo novas técnicas e substâncias. A medicina chinesa hoje foi criada pelo governo Chinês, sendo a “dinastia” que mais alterou os conhecimentos médicos, introduzindo a biomedicina e modificando radicalmente os termos. Os grandes médicos chineses preferem a forma antiga de medicina, mais eficiente e com resultados mais constantes.

5. A medicina chinesa surgiu quando houve uma ruptura entre religião e práticas de cura. Os chineses antigos queriam uma medicina secular e baseada em resultados e que não precisasse de fé.

6. O texto mais referenciado e antigo da Medicina Chinesa se chama Huang Di Nei Jing. Huang Di é o nome dado a um imperador lendário e Nei Jing significa clássico interno. Ele é divido entre o SuWen ou perguntas abertas e o LingShu ou Eixo Divino. Ambos os livros são reverenciados por conterem a base não só da medicina como de filosofia e práticas de saúde e longevidade.

7. A lenda conta que o texto foi escrito na época do Imperador Amarelo, cerca de cinco mil anos atrás. Contudo, a primeira menção ao texto é de 111 DC. Imagina-se que a base do texto tenha sido composto entre 400 AC e 200 DC. A sua versão final é baseada numa compilação feita por Wei Bing em 700 DC.

8. A acupuntura é utilizada em pelo menos um pronto socorro nos EUA. Seu uso diminui a necessidade de internações.

9. A acupuntura se originou na China, mas foi levada para quase diversos os países da Ásia há mais de 1000 anos. A Korea desenvolveu a escola Sasamg. No Japão temos a escola Khampa e diversas escolas de acupuntura. No Tibet a moxabustão se fixou devido ao frio. Outros paises que praticam a medicina chinesa são Vietnã, Rússia, Mongólia e Taiwan.

10. A medicina chinesa no Brasil é recente, menos de 100 anos e chegou através dos imigrantes japoneses.

11. Cerca de 10 milhões de pessoas fazem acupuntura todos os anos nos EUA. 

12. Existem aproximadamente 426.000 resultados para estudos de acupuntura no google.

13. A ciência ainda está tentando compreender como a acupuntura funciona. Como ela influencia diversos sistemas no corpo ainda não se sabe todas as vias de ação.

14. A ciência já conseguiu corroborar vários conhecimentos da acupuntura. O mais interessante deles é que para a medicina Chinesa cada órgão percebe um sabor e o do coração seria o amargo. Em 2015 cientistas descobriram receptor de amargo no coração.

15. Um dos primeiros ocidentais a trazer a acupuntura para o ocidente foi George Soulié de Morant, um diplomata que morou na China. Ele praticou e ensinou acupuntura quando voltou para a frança. Foi responsável por traduzir alguns conceitos da medicina chinesa para o Francês. Contudo, a palavra Qi foi erroneamente traduzida como energia. Na época de Sorrant o uso da palavra energia para explicar o que era desconhecido era bastante usual. Hoje a preferência é não traduzir Qi, pois dependendo do contexto pode ter diferentes significados como: oxigênio, atp, hormônios, movimento, função do órgão, mudança e energia estática/elétrica.

16. A medicina chinesa tinha compreensão de doenças graves e as descreve no Clássico do Imperador Amarelo.

17. A china passou por várias epidemias que eram desconhecidas. Isso forçou os médicos a criarem novas fórmulas fitoterápicas que fossem eficazes para curar e acabar com a pandemia.

18. Na china sempre existiu uma medicina oficial, reconhecida pelo estado. Contudo, era muito comum famílias praticarem a medicina a gerações e manterem o conhecimento escondido, revelando apenas a membros da família.

19. A família Tung praticou acupuntura por muitas gerações até o seu último membro resolver passar os segredos para 73 alunos. Umas das técnicas de acupuntura mais eficazes conhecidas na atualidade.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *