Como a acupuntura funciona de acordo com a medicina ocidental

explicação do funcionamento da acupuntura

A medicina ocidental e como a Acupuntura funciona

Esse texto explica os principais aspectos sobre como a acupuntura funciona de acordo com a medicina ocidental. Não apenas a acupuntura é uma terapia segura e acessível, depois de ler o texto você ficará surpreso como ela é eficiente e capaz de atuar em todo o corpo.

A acupuntura funciona atuando em diversos sistemas do corpo

A acupuntura funciona como um sistema de comandos do corpo. Através da inserção das agulhas é possível estimular diferentes sistemas do corpo, como o sistema sanguíneo, linfático, endócrino e alguns eixos que regulam todo o corpo, como o hipotálamo-pituitária-adrenal, hipotálamo-pituitária-ovário, hipotálamo-pituitária-tireoide, imune-endócrino-neural.

A capacidade da acupuntura influenciar esses diferentes sistemas e eixos explica por que ela é tão eficiente e permite o tratamento de tantas doenças.

Trata a dor e regenera tecidos

Um estudo demonstrou que a acupuntura é capaz de liberar até 300% a mais de células-tronco na circulação sanguínea. As células tronco são responsáveis por reparar danos em diversas partes do corpo.

Há evidências de que a acupuntura pode tratar problemas neurológicos degenerativos através do aumento das células tronco.

Além disso, também há liberação de colágeno tipo 1, que permite a regeneração de articulações, ligamentos e tendões.

Regula hormônios femininos e estimula a ovulação

A acupuntura influencia diretamente um dos eixos mais importantes para a fertilidade e ginecologia: hipotálamo-pituitária-ovário.

A acupuntura funciona nesse eixo regulando os hormônios, como a luteína, estrógeno e progesterona. Isso permite o tratamento de diversas doenças, como infertilidade, TPM, cólicas e outros problemas ginecológicos. Além disso, na prática clínica, sabe-se que a acupuntura também funciona com a endometriose, ovário policístico, menopausa precoce e sintomas da menopausa.

Regula diversos hormônios e neurotransmissores

Um dos efeitos mais benéficos da acupuntura é regular hormônios e neurotransmissores que promovem o bem-estar emocional: a oxitocina (sensação de bem-estar), serotonina (sua falta gera mau humor, depressão e ansiedade), dopamina (motivação) e gaba (relaxamento).

A acupuntura consegue tratar diversas doenças relacionadas a desequilíbrios desses hormônios e neurotransmissores.

A acupuntura funciona aumentando a produção da serotonina e oxitocina, regula a liberação de dopamina e gaba.

Além disso, ela diminui a atividade da monamina oxidase, que degrada a serotonina e dopamina, tendo um funcionamento parecido com antidepressivos da classe ISRS e ISRD.

Libera analgésicos naturais

No tratamento da dor, a acupuntura funciona liberando os peptídeos opioides endógenos, que são os analgésicos naturais do corpo.

A manipulação das agulhas ou o uso de eletro estimulação permite a liberação de todos os quatro opioides endógenos: encefalina, beta-endorfina e endomorfina, dinorfina. Assim, há uma maximização do alívio da dor, ao mesmo tempo que a acupuntura recupera os tecidos danificados.

Trata a inflamação

Os efeitos mais potentes da acupuntura são a diminuição da produção de citocinas pró inflamatórias e anti-histamínico. Processos inflamatórios são responsáveis por várias doenças, como: doenças coronárias, diabetes, artrite, problemas gastro intestinais, depressão e câncer.

A acupuntura funciona também como um anti-histamínico natural, já que regula o mecanismo da histamina e da inflamação, sendo um excelente tratamento para rinites, sinusites e alergias.

Promove a homeostase

A acupuntura ativa os sistemas de cura do corpo e os potencializa.

A acupuntura sempre leva o corpo a um equilíbrio. Se um hormônio estiver em excesso, ele irá diminuir, se estiver baixo, irá aumentar.

Melhora o fluxo sanguíneo

A acupuntura aumenta o fluxo sanguíneo nas áreas que necessitam, isso significa maior oxigenação, os nutrientes chegam melhor nos pontos doentes, melhorando a saúde como um todo.

Promove o relaxamento muscular

Ao liberar oxitocina, diminuir o cortisol, regular a dopamina e a serotonina, a acupuntura já promove naturalmente o relaxamento. Além disso, é possível relaxar músculos tensos e nódulos com técnicas específicas da acupuntura e da medicina chinesa.

Melhora o sistema imune

A acupuntura funciona agindo diretamente no sistema imune. No momento da inserção das agulhas há um estímulo x que aumenta a liberação do IL-8 e aumenta os macrófagos na região e posteriormente estimula células T a se maturarem.

Além disso, ela melhora a resposta imune a diversas doenças.

Melhora o sistema digestivo

A acupuntura age diretamente no sistema digestivo através do sistema nervoso e da regulação dos receptores de serotonina.

No sistema digestivo a serotonina tem um papel de estimular o peristaltismo, que são os movimentos dos intestinos.

Além disso, a acupuntura melhora o sistema imune.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *